domingo, 10 de fevereiro de 2013

As Principais Dúvidas do Adolescente



Na adolescência, é comum o surgimento de algumas dúvidas. Por isso é que os pais devem sempre manter um dialogo com os seus filhos, para esclarecer certas questões relacionadas a esta faixa etária. Abaixo, você pode conferir algumas das dúvidas mais freqüentes.

1 – Quando deve procurar um ginecologista
O ideal é que os pais levem a garota assim que ela apresentar os principais sinais da puberdade (aparecimento das mamas e de pelos pubianos). A menina deve ter em mente que ir ao médico não é sinônimo de estar doente, mas é uma forma de estar se prevenindo e se informando sobre diferentes problemas.

2 – Quando ocorre a primeira menstruação
A menarca, como é chamada a primeira menstruação, ocorre por volta dos 12 anos de idade. Entretanto, há casos em que ela ocorre mais cedo ou mais tarde.

3 – Posso engravidar se transar menstruada
Geralmente, o período fértil costuma acontecer 14 dias antes da menstruação, por isso que é bastante improvável haver fecundação durante o período menstruação. Mesmo assim, o uso da camisinha é indispensável.

4 – Atraso na menstruação é sinal de gravidez
Este é um dos primeiros sintomas de gravidez. Entretanto, o atraso na menstruação também pode ser provocado por outros fatores, como disfunção hormonal, por exemplo. O ideal é procurar um ginecologista para te deixar informada sobre esta questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário