terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Namoro Na Adolescência

http://2.bp.blogspot.com/_zfV9KIEsOns/TTbfCOZtwEI/AAAAAAAAAGE/Ee9clhh1K1I/s1600/01.jpg 

Paixão e sexo na adolescência 
 Hoje em dia é bem mais fácil falar sobre determinados assuntos, alguns dos quais fariam nossas avós corar de vergonha. Ainda assim, quando se trata de orientar os filhos sobre namoros e, mais precisamente, sexo, a coisa muda de figura. 

Enquanto o filho é criança, contenta-se com respostas simples e didáticas. Mas quando cresce e se torna mocinho ou mocinha, que dificuldade! A educadora sexual Ana Cristina Canosa Gonçalves, de São Paulo, explica que o problema surge quando a sexualidade se torna mais concreta, deixando pais e filhos pouco à vontade para tocar em questões como excitação, desejo e prazer.

Para entender o tamanho da confusão que o tema tem provocado em muitos lares, basta acrescentar ao quadro dois dados importantes: os jovens estão iniciando a vida sexual precocemente (em média, 15 anos para as meninas, 17 para os meninos) e, cada vez mais, encaram isso com uma naturalidade espantosa.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana mostrou que, hoje, a primeira vez para 33% dos meninos e 25% das meninas acontece no próprio quarto dos jovens. Por essas e outras, novamente, o diálogo e o carinho são o recurso mais importante que os pais têm para orientar seus filhos.

Como conversar com os adolescentesPara estreitar a relação entre pais e filhos é preciso conversar sobre tudo com eles. Em vez de entrar de sola no assunto namoro/sexo, fale sobre outros temas interessantes para o jovem, como música, TV, passeios e amigos da escola, por exemplo.

Entenda o que é ''ficar''Os adolescentes, de uns tempos para cá, inventaram a moda de ficar. Significa estar com um parceiro sem compromisso. A psicóloga Arlete Gavranic esclarece que ''ficar'' não envolve necessariamente relações sexuais e, em geral, é marcado por troca de beijos e carícias, como forma de conhecer as sensações.
Ela alerta que esse tipo de relacionamento só deve chamar a atenção se o jovem demonstrar aversão a outros mais duradouros, o que pode indicar inabilidade para estabelecer vínculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário