sexta-feira, 8 de março de 2013

O Que é ser Adolescente ?


A adolescência é uma fase um tanto difícil para o adolecentes e para as pessoas que o cercam, pois os pensamentos estão confusos e as vontades incertas. O adolescente quando está passando por essa fase não sabe ao certo o que quer da vida, pois essa é uma época em que não se sabe se já é um adulto ou ainda uma criança, pois a adolescência é um tanto inexplicável.
O que nessa fase não percebemos é que ser adolescente é ser feliz, ter o direito de possuir algumas irresponsabilidades, é curtir a vida. Ser adolescente é curtir o fim de ser criança e ser preparar para o mundo adulto, no qual a adolescência com certeza fará falta.

Quando começa a adolescência

A adolescência está entre a fase criança e adulta, pois a pessoa que se encontra nessa fase pensa ser adulta demais para fazer certas coisas e ao mesmo tempo criança para fazer outras. Essa dúvida é muito comum, pois a adolescência começa aos 13 anos e termina aos 18, de maneira que aos 18 anos a pessoa passa a se tornar adulta e responsável por si (em alguns países a idade para se tornar responsável varia).
Essa fase é muito importante para cada pessoa, tanto para definir sua personalidade quanto para decidir sua vida profissional. Por isso a presença dos pais na vida do filho durante a adolescência é de grande importância, pois servirão de exemplo tanto na vida sentimental quanto profissional.

Importância dos pais na adolescência

O adolescente nessa fase fica confuso, por isso é normal que às vezes sinta dono de si e maduro, porém em outras vezes, sinta-se carente e inseguro para tomar certas decisões. O carinho e atenção dos pais para o adolescente é de extrema importância, os pais devem sempre estar presente nessa fase, pois algumas escolhas e atitudes erradas na adolescência podem acarretar a vida no futuro do adolescente.
O mais importante é que haja confiança entre os pais e o adolescente, pois é sempre preciso encarar que o filho está crescendo e tem vontade própria. Os pais sempre sabem o que os filhos estão passando, mas tem que aceitar sem impor muitas atitudes exigindo responsabilidade.

Mudanças de pensamentos na adolescência

Durante essa fase o adolescente passa por vários tipos de experiência, o que por sua vez muda os pensamentos do adolescente. A personalidade da pessoa e a “essência” continua a mesma depois dessa fase, porém alguns conceitos sobre determinados assuntos mudarão. Já que essa é uma fase de surpresas e mudanças, a adolescência gera muitos pensamentos contrários, pois dúvidas são esclarecidas, algumas boas e outras ruins. Mas o importante é aceitar essa faze maravilhosa que nunca voltará, assim como todos os momentos da vida, que quando acabam, faz falta.

Como encarar a adolescência

Assim como cada momento da vida é único, a adolescência não deixa de ser uma fase incrível e única. Quando se é adolescente as descobertas são diversas, os amigos são eternos, as baladas as melhores, as responsabilidades são as mínimas. O problema é que quando se é adolescente não dá pra enxergar, pois a vida parece ser um problema sem solução, os pais parecem ser inimigos e as responsabilidades imensas, mas não encare dessa forma. O adolescente deve ser feliz, saber que os pais só querem o bem do filho e que sejam feliz, os amigos são verdadeiros, mas poucos ficarão até o final. É um tanto difícil aceitar sugestões nessa fase, mas seja compreensível.
Aceitar que a adolescência é inevitável é o primeiro passo, o segundo é fazer com que ela seja uma ótima fase durante a vida, e não haverá arrependimentos, pois a adolescência será sempre um momento especial de ser lembrado. Aceitar a opinião dos pais é na maioria das vezes a melhor opção, não precisa deixar de lado sua opinião, mas escute o que eles têm a dizer e pense. Aproveite ao máximo a adolescência, pois é uma fase muito rápida e que deixa muitas saudades. Entenda que todas as pessoas passaram por isso, e você precisa passar também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário